Eduardo Braga

06/08/2024

Representante do Amazonas inicia Semana de Vivência Legislativa no Programa Jovem Senador 2024

Foi empossada nesta segunda-feira (5/08) a representante do Amazonas, Suanny Silva de Almeida, da Escola Estadual Ruth Prestes Gonçalves, de Manaus, junto a outros 26 jovens senadores — um de cada estado e do Distrito Federal —, para a Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador, do Senado Federal.

A estudante amazonense foi a vencedora do concurso de redação promovido pelo Senado Federal. Orientada pelo professor José Carlos Ferreira dos Santos Tuma, ela irá, até a próxima sexta-feira (9/08), vivenciar a rotina dos parlamentares, conhecendo a estrutura e o funcionamento do Senado, apresentando sugestões que podem se transformar em projetos de lei.

Ao final da semana, as proposições apresentadas nas salas de comissões parlamentares serão votadas em sessão plenária. Assim, por meio de ideias legislativas, os jovens senadores e senadoras têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as sugestões de projetos sejam acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

“É para mim uma felicidade estar aqui no Senado, representando nosso povo, nosso estado. Espero que o fato de eu ter chegado até aqui seja uma motivação para outras pessoas também se interessarem pela política. Não há nada mais honroso que entender nossa história”, comemorou a jovem.

O Jovem Senador é um programa de educação política do Senado, está em sua 12ª edição e já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores da rede pública estadual de ensino. Todos os anos, 27 estudantes vêm ao Senado para elaborarem proposições que podem ser aceitas como projetos de lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Casa.

“Quero parabenizar a representante do Amazonas e o próprio Senado pelo programa Jovem Senador, que vem fazendo história na Casa, incentivando estudantes de todo o país a conhecerem uma pouco mais sobre o funcionamento do Congresso Nacional, um dos pilares da nossa democracia”, afirmou o senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Este ano, 102 escolas do Amazonas participaram da etapa estadual do Programa Jovem Senador 2024, um número 52% maior em relação às instituições que participaram em 2023. Os estudantes que participaram do concurso tiveram como tema para a redação “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

*Com informações da Agência Senado

Compartilhe

Instagram
WhatsApp
URL has been copied successfully!

Últimas Notícias

Pular para o conteúdo