Eduardo Braga

26/05/2026

Eduardo Braga leva Lula à BR-319 e presidente garante avanço da rodovia com maior projeto ambiental já aplicado no mundo
Clique para ouvir esta notícia

Presidente percorreu trecho da estrada no km 209, que já recebe asfaltamento, conversou com trabalhadores e afirmou que a rodovia será referência mundial em preservação ambiental e monitoramento da floresta.

O senador Eduardo Braga acompanhou, nesta terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em vistoria a um trecho da BR-319, no km 209 da rodovia, que já recebe asfaltamento. Durante a visita, Lula percorreu a estrada, conversou com trabalhadores das obras e afirmou que a reconstrução da BR vai avançar com o maior projeto ambiental já aplicado em uma rodovia.

“Talvez seja a estrada que vai ser feita com o maior cuidado ambiental de qualquer estrada já feita em qualquer país do mundo. Será uma estrada modelo de qualidade e de preservação ambiental”, declarou o presidente.

Lula afirmou ainda que a BR-319 será concluída com um rígido sistema de fiscalização ambiental, preservação de áreas protegidas, monitoramento permanente e proteção das reservas indígenas no entorno da rodovia.

“A gente não quer que as pessoas desmatem a floresta sem nenhum critério para ganhar dinheiro. Nós queremos fazer a estrada com responsabilidade ambiental”, afirmou.

Articulação de Braga acelera avanços na BR-319

Além da vistoria desta terça-feira, a BR-319 já acumula avanços articulados por Eduardo Braga nos últimos anos. Entre eles estão a reconstrução das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, a autorização para a nova ponte de concreto sobre o rio Igapó-Açu e as licitações em andamento para recuperação e pavimentação do trecho do meio da rodovia, que abrange 339,4 quilômetros entre os km 250,7 e 590,1.

“A BR-319 não está mais só no discurso. As pontes avançaram, as licitações estão em curso e agora o presidente Lula reafirma que a rodovia vai sair com responsabilidade ambiental”, afirmou Braga.

O senador destacou ainda que o modelo ambiental defendido por Lula acompanha exatamente o que ele vem propondo para a rodovia: monitoramento permanente, uso de tecnologia e fiscalização rigorosa para proteger a floresta e combater crimes ambientais.

“A Amazônia não precisa escolher entre preservação e desenvolvimento. Hoje temos tecnologia e inteligência para integrar o nosso povo e proteger a floresta ao mesmo tempo”, disse Braga.

“Vocês estão fazendo história”

Durante a caminhada pela rodovia, Lula conversou com trabalhadores que atuam nas obras e elogiou o serviço realizado no local.

“Vocês vão ser considerados heróis porque estão fazendo história”, disse o presidente aos operários da BR-319.

Lula voltou a afirmar que a estrada “não é uma rodovia qualquer” e destacou que o modelo ambiental previsto para a BR-319 deverá servir de referência internacional para futuras obras de infraestrutura em áreas sensíveis da Amazônia.

Agenda continua no Amazonas

Após a vistoria na BR-319, a programação presidencial segue nesta quarta-feira (27) com agendas nos estaleiros Bertolini e Juruá, em Manaus.

Ao lado de Eduardo Braga e ministros do governo federal, Lula participa de anúncios ligados à indústria naval, energia, logística e investimentos da Petrobras e da Transpetro no Amazonas.

Compartilhe

Instagram
WhatsApp
URL has been copied successfully!

Últimas Notícias

Acessar o conteúdo