–
Em 24 de outubro, Manaus, capital do Amazonas e coração da Amazônia, celebra 354 anos. Uma história linda, construída a partir de muitas lutas e conquistas, da qual orgulhosamente faço parte.
Há 30 anos, fui prefeito da cidade. A enriquecedora experiência me marca até hoje. Acredito que esse período também faça parte da memória de muita gente. Foram muitas obras e programas na “Manaus meu ciúme”.
Infelizmente, ela tem experimentado tempos difíceis em razão das queimadas que formam densas camadas de fumaças, contaminam o ar e comprometem a saúde de todos. A situação extrema é potencializada pela seca recorde.
O fenômeno repercute, lamentavelmente, na Zona Franca. Sem os materiais e insumos necessários para darem curso às produções, algumas empresas já paralisaram suas atividades.
Não tenho dúvidas de que, superada essa fase crítica, Manaus retomará rapidamente o rumo do desenvolvimento e da prosperidade, as vocações da capital mais populosa da Região Norte.
Muito me alegra contribuir com a exitosa gestão de David Almeida na prefeitura municipal. Nossa parceria se materializa em obras de pavimentação nas zonas rural e urbana, na captação de quase R$ 70 milhões junto à União para obras de reconstrução de encostas e nos programas habitacionais.
Com o competente Jesus Alves à frente, a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) tem criado as condições para assegurar a titularidade de terrenos a quem, de fato, eles pertencem, e o cadastro dos que sonham com a casa própria.
A pasta prevê a construção e entrega de 17 mil habitações em 4 anos ─ um número expressivo diante do déficit habitacional da capital, que supera as 100 mil moradias.
Aqui, no Senado Federal, tenho focado meus esforços na construção de um parecer à PEC da reforma tributária que garanta a competitividade do nosso modelo de desenvolvimento regional, a ZFM.
Tenho absoluta confiança de que estamos no caminho certo, totalmente unidos e dedicados a construir soluções para a população de Manaus.