Eduardo Braga

02/10/2025

BR-319: Eduardo Braga defende asfaltamento com governança
Clique para ouvir esta notícia

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) posicionou-se a favor do asfaltamento da BR-319, a rodovia que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), citando a urgência logística e o histórico de conservação do Amazonas.

A BR-319 é considerada um elo logístico vital para a região e para a Zona Franca de Manaus, com quase metade de seus 900 quilômetros, o chamado “trecho do meio”, sem asfalto e com tráfego comprometido.

Questionado sobre as duas correntes de pensamento em torno da repavimentação — uma que prevê invasões e grilagem com o asfalto e outra que defende a presença do Estado —, o senador afirmou defender a corrente que considera lógica e com exemplos concretos. Ele cita a BR-174 (que liga Manaus a Boa Vista), asfaltada há mais de 20 anos, como paralelo. Segundo Braga, o Amazonas mantém 97% da sua floresta original, demonstrando ser o maior exemplo de conservação do Brasil.

“O Amazonas continua sendo o estado que tem 97% da sua mata original, floresta original em pé. Nós somos o maior exemplo de conservação do Brasil. Portanto, nós é que temos a ensinar”, disse Braga em entrevista à Rede Amazônica.

O parlamentar argumentou que o estado tem experiência a ensinar sobre o desenvolvimento sustentável e não deve ser “aprisionado ao subdesenvolvimento” por estar na Amazônia. A proposta de Braga é que o asfaltamento seja concluído com governança, áreas de proteção, fiscalização e tecnologia, o que, segundo ele, garantirá a conservação da floresta.

“Não é porque nós estamos na Amazônia que nós temos que ser aprisionados ao subdesenvolvimento, ao desemprego e ao atraso. Nós precisamos ter uma interligação rodoviária com o Brasil e esta interligação é a BR-319”, reforçou.

O senador reforçou que percorreu há poucas semanas a BR-319 e fez uma transmissão ao vivo, com o uso de drones, para demonstrar que a floresta na região “continua em pé”.

Em relação à estratégia política após o veto presidencial ao trecho do projeto que trata do licenciamento ambiental e impediu a revitalização da BR-319, o senador informou que aguarda um prazo solicitado pelo ministro Rui Costa, que se estende até 10 de outubro. Caso as promessas não se cumpram até esta data, ele buscará o presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), para pautar os vetos, com a intenção de votar pela derrubada deles.

Compartilhe

Instagram
WhatsApp
URL has been copied successfully!

Últimas Notícias

Ir para o conteúdo