–
Durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (02/04), o líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM), antecipou seu apoio às demandas da bancada feminina durante a discussão sobre a realização de audiências públicas antes da votação do novo Código Eleitoral, sob a relatoria do seu colega Marcelo de Castro (MDB-PI).
“Quanto à valorização da participação da mulher brasileiro no processo eleitoral, eu assino embaixo. Contem comigo! Sou um fervoroso defensor da participação da mulher na vida pública. Em toda a minha história, os meus gabinetes sempre foram montados com uma maioria específica de profissionais do gênero feminino. Quanto fui prefeito de Manaus, o meu secretariado tinha uma parte preponderante do gênero feminino. Quando fui governador, de igual modo”, anunciou.
E acrescentou em seguida: “Entendo que a mulher tem muito a contribuir com sua sensibilidade, sua personalidade, seu estilo próprio de ver o mundo e de reler as questões cotidianas na vida brasileira, encontrando soluções, às vezes, simples, mas que são transformadoras”.
Para Braga, porém, é necessário que as audiências públicas sejam efetivas, com a presença de tantos senadores, quanto de convidados. “Falo do alto da experiência quem teve de fazer nada menos do que 85 audiências públicas na reforma tributária e muitas delas sem nenhum senador presente, nem remotamente. Essa é uma matéria que vem se arrastando há tanto tempo e temos um prazo eleitoral. Assim, seria muito melhor fazer uma ou duas audiências públicas para valer, aonde os senadores estivessem presentes, assim como os principais convidados, para termos audiências produtivas”, sugeriu.