–
Com parecer favorável do senador Eduardo Braga (MDB-AM), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19/06), por unanimidade, a indicação do ministro Mauro Luiz Campbell Marques para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como Corregedor Nacional de Justiça no biênio 2024/2026. A matéria, agora, segue para apreciação do plenário da Casa.
“Queria destacar as qualidades humanas e o profissionalismo do ministro Mauro Campbell Marques na área jurídica, o que nos leva a recomendar a aprovação de sua indicação para a Corregedoria Nacional de Justiça”, saudou Braga, ao abrir a sabatina do ministro da CCJ.
Diante dos resultados conquistados pelo ministro como presidente da Comissão de Regimento Interno do STJ, onde sua gestão foi marcada pela sustentabilidade, a partir do planejamento de modo eficiente do uso de materiais de expediente e de consumo, evitando desperdícios e otimizando recursos, Braga indagou o sabatinado sobre as boas práticas que pretende levar para o CNJ.
“As boas práticas da eficiência e a busca da sustentabilidade representam uma pauta importantíssima hoje na nossa sociedade. Seu gabinete teve gastos baixíssimos desde o início de sua trajetória de 16 anos no STJ, mostrando que é possível controle de gastos sem diminuir programas ou projetos, mas buscando eficiência, com planejamento para melhorar resultados”, destacou o senador, lembrando os mais de 221 mil processos julgados pelo ministro, desde que foi indicado para o cargo no STJ, em 2008, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A sabatina de Campbell Marques foi concorrida. Amazonense de Manaus, ele foi prestigiado com a presença da atual presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura; da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha; do atual corregedor nacional de Justiça, ministro Felipe Salomão; e o presidente do Conselho Nacional da OAB, Beto Simonetti; além de representantes da bancada amazonense da Câmara dos Deputados e do Senado.
“Para nós, amazonenses, é uma grande honra estar vendo sua coroação nesta sabatina. A frente deste novo desafio, só posso lhe desejar mais sucesso. Siga honrando a história do nosso povo amazonense e dos seus saudosos pais, com os quais tive a honra de conviver”, concluiu Braga.