Eduardo Braga

08/10/2024

Eduardo Braga cobra do futuro presidente do BC compromisso com a redução de juros do rotativo e linha de crédito para MEIs

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) aproveitou a votação no plenário do Senado da indicação do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para cobrar a redução da taxa de juros dos cartões de crédito e cheque especial, bem como uma linha de crédito que possa atender os microempreendores individuais (MEIs).

Em reuniões que mantivemos, seja publicamente ou reservadamente, com o senhor Galípolo, três pontos sempre foram destacados por nossa parte. O primeiro deles sobre essa vergonha nacional que o Brasil ainda não conseguiu dar uma resposta, que é a taxa de juros do crédito rotacional dos cartões de crédito. Continuamos com uma taxa absolutamente absurda, que, via de regra, financia os mais pobres, pois são eles que mais necessitam de um crédito rotativo em cima da hora para resolver um remédio, uma fralda ou a compra de um livro para o filho. Esses brasileiros acabam sendo sacrificados com uma taxa de juros que não tem como referência a Selic”, cobrou Braga.

Antecipando seu voto favorável à indicação de Galípolo, aprovada em plenário nesta terça-feira (08/10) com 66 votos a favor e apenas 5 contrários, Braga defendeu que o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional resolvam de uma vez por toda essa questão do crédito rotativo do cartão de crédito e também do cheque especial de correntistas. E cobrou ainda a criação de uma política de microcrédito para os microempreendedores individuais deste país.

Há um grande número de brasileiros que não quer mais trabalhar com carteira assinada, não quer mais trabalhar no serviço público, mas quer trabalhar com sua capacidade empreendedora e ser dono do próprio negócio. Nós precisamos estabelecer políticas monetárias que sejam sustentáveis e continuadas, que sejam acessíveis a essa parcela significativa da população”, ressaltou.

E acrescentou: “Votei a favor da indicação doutor Galípolo na esperança de que nós possamos dar continuidade a essa política de reestruturação da nossa política monetária para darmos respostas a esses três importantes pilares, que com certeza farão o Brasil a gerar mais emprego, crescer economicamente e dar novas oportunidades a milhões de brasileiros que aguardam uma oportunidade de poder mostrar a sua competência e a sua capacidade de empreendedorismo”.

Compartilhe

Instagram
WhatsApp
URL has been copied successfully!

Últimas Notícias

Pular para o conteúdo