Eduardo Braga

18/03/2025

Eduardo Braga exalta o papel de “grande pacificador” do presidente Sarney em comemoração aos 40 anos de democracia

Em sessão especial do Senado em comemoração aos 40 anos de redemocratização brasileira, o líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM), ressaltou, nesta terça-feira (18/03), o maior legado do ex-presidente José Sarney ao país: a pacificação nacional, após encerrar 21 anos de ditadura militar com sua posse em 15 de março de 1985.

Vossa excelência fez a transição pacífica em um país conflitado. E este talvez seja o maior legado que deixou a todos os brasileiros, ao assumir o papel de grande pacificador do Brasil com sua sabedoria e personalidade única. Que o ensinamento de vossa excelência esteja presente hoje novamente no país. O binóculo da distância dos fatos finalmente faz jus e justiça à vossa excelência, como um grande democrata e um grande pacificador que sempre foi”, exaltou.

E acrescentou: “Coube ao Presidente Sarney garantir ao país as condições para uma reconciliação nacional dos brasileiros depois de mais duas décadas de autoritarismo. Algo, aliás, que deve nos inspirar nos dias de hoje, neste cenário de polarização política, que compromete o avanço de novas conquistas para o Brasil e, de certa forma, se traduz na homenagem que promovemos nesta terça-feira, fruto de um requerimento formalizado pelo meu colega Jorge Kajuru, que contou com a assinatura de outros 18 senadores e senadoras de oito diferentes partidos”.

A sessão especial do Senado foi concorrida e contou a presença de inúmeras autoridades como os ministros Dias Toffoli (Supremo Tribunal Federal); Juscelino Filho (Comunicações); e Margareth Menezes (Cultura), além de cinco ex-presidentes do Senado. Entre eles, os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os deputados Eunício Oliveira (MDB-CE) e Aécio Neves (PSDB-CE), e o ex-senador Edison Lobão (MA).

Braga encerrou seu pronunciamento com uma homenagem a dona Marly Sarney, ex-primeira-dama do Brasil e companheira de vida do ex-presidente: “Essa homenagem não seria completa se não homenageássemos também sua eterna companheira: dona Marly, que, nas horas mais difíceis em todos esses anos de sua vida pública, esteve ali, sempre ao seu lado. Muitas vezes comemorando, em outras sofrendo, mas sempre com a mão carinhosa e amorosa a lhe dar forças e para que sua família, para que resistisse a todas às calúnias, infâmias e difamações que hoje o Senado da República resgata, estabelecendo o verdadeiro legado de vossa excelência à vida pública e à sua família. Vida longa ao presidente José Sarney! Viva a democracia!

Compartilhe

Instagram
WhatsApp
URL has been copied successfully!

Últimas Notícias

Pular para o conteúdo