–
Após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunicar ao plenário a renúncia de Jarbas Vasconcelos ao mandato de senador, o líder da bancada do MDB, senador Eduardo Braga (AM), usou a tribuna para homenagear o colega que se despediu da vida pública e desejou sorte ao seu sucessor, Fernando Dueire, que assume a vaga aberta em definitivo como representante de Pernambuco.
“Em nome da bancada do MDB no Senado, gostaria de cumprimentar o meu amigo e colega Jarbas Vasconcelos pelos serviços prestados ao Brasil. No seu lugar, assume definitivamente o senador Fernando Dueire, que, tenho certeza, seguirá honrando o mandato que lhe foi conferido pelo povo de Pernambuco. Aos 81 anos de idade, dos quais 50 foram dedicados à vida pública, Jarbas Vasconcelos foi sempre referência de luta pela democracia e na defesa da população brasileira, dentro e fora do MDB, legenda que ajudou a fundar e através da qual elegeu-se para diferentes cargos. Desde deputado estadual, depois como deputado federal, senador da República, prefeito do Recife e governador de Pernambuco por dois mandatos”, destacou Eduardo Braga, lembrando que foram contemporâneos na época em que governaram seus respectivos estados.
E acrescentou: “Me sinto orgulhoso de ter estado ao seu lado em parte dessa trajetória de grande homem público, que nunca hesitou em se posicionar do lado certo da história. Os pernambucanos, certamente, sentirão sua falta como bravo representante do estado. E nós, brasileiros, também sentiremos sua ausência no cenário nacional, onde se notabilizou como fiel defensor da ética na política, do interesse público e do nosso bem maior, a democracia brasileira, pela qual tanto lutou durante os anos sombrios da ditadura militar. Um legado que agora caberá ao meu colega Fernando Dueire levar adiante. Boa sorte senador Fernando Dueire nessa desafiante missão! Que mesmo de longe, Jarbas Vasconcelos siga nos inspirando aqui em Brasília!”