Eduardo Braga

06/06/2024

“O grande desafio do Brasil na Amazônia é de logística”, alerta Eduardo Braga

Ao participar nesta quinta-feira (06/05) da edição Brasília da Conferência Diálogos Amazônicos, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o senador Eduardo Braga (MDB-AM) fez um alerta sobre o grande desafio que o Brasil precisa enfrentar na Amazônia: a logística.

Há um relatório divulgado pelo Banco Mundial que mostra que o impacto no crescimento da Amazônia, em função da logística, é de nada menos, nada mais do que 35% de crescimento do PIB. Isso é geração de emprego e renda na veia do povo da Amazônia. E é fundamental não apenas para os centros urbanos, as grandes capitais da região como Manaus e Belém, mas principalmente para a interiorização do desenvolvimento econômico. Portanto, a logística é um dos desafios que precisamos enfrentar na Amazônia”, defendeu Braga, na chegada ao evento.

Reforma Tributária

O senador amazonense também destacou a mobilização da bancada do estado para assegurar que os projetos de lei que vão regulamentar a reforma tributária, e já estão em tramitação na Câmara, preservem as conquistas do Amazonas garantidas durante a tramitação da proposta de emenda constitucional.

Nós estamos, agora, numa fase de início de debates sobre a regulamentação. Mas é exatamente nos detalhes que mora o perigo. Nós sobrevivemos muito bem à primeira fase, durante o debate da emenda constitucional. Acho que o Amazonas saiu fortalecido. A proposta para o Brasil também foi importante, mas agora na regulamentação será o detalhamento de tudo isso e a finalização do trabalho”, observou.

Para Braga, a tramitação dos PLs de regulamentação da reforma tributária no Senado será distinta da que está ocorrendo na Câmara. “Haverá a designação de um relator e nós estamos trabalhando para que o Amazonas tenha uma participação nesta questão. O debate será nas comissões. No caso, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que terá um grupo de trabalho onde o Amazonas é representado pelos seus três senadores. Esperamos que tenhamos êxito como tivemos na tramitação da PEC”, explicou.

Zona Franca de Manaus

Eduardo Braga mencionou ainda a vitória garantida ontem (05/06) na votação do projeto de lei que institui o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Programa Mover), com a supressão de um artigo vindo da Câmara que penalizaria a indústria de Manaus.

Ontem (05/06) mesmo o Senado deu mais uma demonstração de compromisso com a Zona Franca de Manaus em relação as bicicletas e motocicletas elétricas. Suprimiu um artigo que veio da Câmara que penalizava o polo indústria de Manaus, o emprego, investimentos e o futuro de um dos produtos estratégicos para o crescimento do estado do Amazonas e da Zona Franca de Manaus. E agora nós temos de trabalhar com a Câmara e o governo no sentido de que se mantenha essa supressão”, salientou.

Compartilhe

Instagram
WhatsApp
URL has been copied successfully!

Últimas Notícias

Pular para o conteúdo