–
Diante da preocupação mundial com o tarifaço anunciado pelo presidente americano Donald Trump para entrar em vigor nesta quarta-feira (02/04), o senador Eduardo Braga (MDB-AM) acredita que o Congresso Nacional cumpriu seu papel oferecendo ao Brasil instrumentos para tratar com reciprocidade eventuais agressões a produtos nacionais. Na terça-feira (01/04) à noite, o plenário do Senado aprovou por unanimidade o projeto de lei 2088/2023, de autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que moderniza a legislação brasileira de comércio exterior, protegendo a produção nacional de possíveis retaliações no mercado internacional.
“Não se trata de uma lei para que façamos qualquer tipo de agressão, seja aos Estados Unidos ou a qualquer outro país. Não é esse o estilo da diplomacia brasileira e nem é essa a nossa tradição na relação internacional. Pelo contrário, o Brasil sempre foi um país de encontrar soluções para a pacificação, para a negociação, para a construção de soluções pacíficas, sejam elas comerciais, industriais ou mesmo em conflitos internacionais econômicos e até militares”, esclareceu.
Para Braga, o Brasil ganha com a aprovação do projeto do senador Zequinha Marinho: “O que estamos fazendo é dar ao povo brasileiro, ao arcabouço legal brasileiro, os instrumentos necessários para que, se for necessário, nós tenhamos os instrumentos para tratar com reciprocidade aqueles que eventualmente agredirem os nossos produtos”.